No ano de
1992, a convite da Secretaria Municipal da Cultura, veio à Toledo,
um grupo de Fortaleza – Ceará, sob a orientação do professor
Galdêncio Siqueira e seus ajudantes Paulo Renato, Cleomar (Pequena)
e Márcio, com a finalidade de ministrar um curso no C.S.U. ( Centro
Social Urbano ).Neste período, a Secretaria da Educação desenvolvia
um trabalho na área de Serviço Social com a Dilce Claudino da Silva
Lisovski dentro da escola Municipal Anita Garibaldi, dirigida por
Marli Rech Otaviano, referente a disciplina. Havia muita evasão
escolar, agressividade e baixa estima. Então foi sugerido que o
curso se estendesse até a escola.
O
objetivo pelo qual foi criado o circo na época, trouxe ainda outros
benefícios, passamos a valorizar a arte, dando oportunidades às
crianças de assistirem e conviverem com artistas em geral (circo,
dança, teatro, artes visuais). Assim resgatamos na criança o senso
cultural, a afetividade, o respeito mútuo, a responsabilidade e a
valorização pessoal. Acreditamos que a criança que aprende
ativamente, de forma lúdica, movimentando-se, estará se
desenvolvendo de maneira íntegra e se envolverá mais facilmente no
que estiver fazendo, pensamento e corpo estarão atuando ao mesmo
tempo e em perfeita coordenação.
Buscamos sempre a formação de um aluno com visão
crítica e atitude responsável, enfocando também o trabalho num
espírito de solidariedade, companheirismo e trabalho em equipe, para
que surjam novos líderes na comunidade, gerando assim, uma mudança
de comportamento social das crianças e adolescentes que participam
do projeto. Não deixando de lado o aspecto espiritual, bem como a
conscientização do Eu e do seu papel social em relação ao seu
semelhante.
O projeto visa ainda o conhecimento e cuidados com o
corpo, a valorização e a adoção de hábitos saudáveis como um
dos aspectos básicos da qualidade de vida e a ação com
responsabilidade em relação à sua saúde e a saúde coletiva. O
consumo de álcool, fumo e outras drogas ocorre em idade muito
precoce em nossa comunidade e, para evitar o risco, é importante que
as crianças e adolescentes estejam integrados a um grupo de
referência com o qual compartilham atividades sócio-culturais e
cujos valores não estimulam o consumo destas substâncias tóxicas.
Em 2011 o projeto foi reconhecido a nível nacional,
quando venceu o Prêmio Itaú-Unicef em 2012 foi convidado a expor a
experiência no Seminário Nacional de Educação Integral, que
aconteceu em São Paulo.
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