O projeto piloto foi
lançado no mês abril no Município de Toledo e foi implantado em
quatro escolas municipais – sendo duas escolas da zona urbana e
duas escolas da zona rural. Das escolas beneficiadas , a escola municipal Anita Garibaldi, do bairro Jardim
Europa, obteve destaque por realizar muitos projetos , como o do
Meio Ambiente: “Eu Cuido, tu cuidas e nós vivemos”.
O projeto Cooperativismo
na Escola tem ênfase no programa cooperativo, que atende crianças e
adolescentes. A primeira etapa de formação teve por objetivo
conhecer o programa e planejar as ações que serão desenvolvidas a
cerca do projeto, a segunda etapa contempla uma nova rodada de
discussão sobre o trabalho a ser desenvolvido e esclarecimentos, já
terceira e última etapa serão de avaliação de todos os trabalhos.
O programa de educação
cooperativista tem como proposta norteadora “educar para cooperar;
cooperar para crescer; crescer para ser”. Visa trabalhar o
cooperativismo na escola municipal do ensino fundamental ainda em
caráter experimental, o projeto será desenvolvido prioritariamente
entre alunos do quarto ano. O intuito é fazer com que as crianças aprendam sobre o
cooperativismo, aplicando o conhecimento adquirido na escola em casa
e na comunidade, é uma forma de melhorar a convivência entre eles e
fazer com que todos trabalhem em conjunto, vamos trabalhar o
comportamento, os valores e os princípios do cooperativismo.
O projeto piloto sobre
cooperativismo na escola está sendo promovido através de uma
parceria entre a Secretaria Municipal de Educação, Serviço
Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado do Paraná
(SESCOP-PR) e SICOOB Oeste. Após a realização de todas as etapas
de implantação do projeto na escola, se o resultado apresentar
uma avaliação positiva, será implantada gradativamente ,a partir
2013 ,também em outras escolas do município.
O objetivo principal de trabalhar o Cooperativismo na nossa escola é
disseminar entre os alunos da Escola Municipal Anita
Garibaldi e por consequência em toda a comunidade em torno, a ideia
do cooperativismo como forma de estimular a mudança de
comportamento e hábitos transformando em atitudes pro ativas em
relação a um protagonismo juvenil, voltado a valores que primam a
ideia do ser e não a do ter sendo que os principais valores vividos
procure permear a visão da ajuda mutua, responsabilidade por si e
pelo outro e o direito a igualdade.
As estratégias de ação serão:
Disseminar através de projetos a ideia do
cooperativismo em duas frentes:
a) Sendo elas direcionadas do aluno para o aluno
alinhavando com o projeto Eu cuido tu cuidas e nos vivemos;
b) Do professor para o aluno e escola enquanto
colegiado, a partir do projeto superação das dificuldades;
As ações de enfrentamento e superação de
dificuldades históricas dos alunos serão o grande desafio da equipe
de professores da escola. Com o pensamento cooperativista
,iniciamos ações de sustentação e superação aos alunos com baixo
rendimento em sala ,introduzindo a figura do professor mentor da turma,
sendo este uma espécie de articulador entre professor regente/alunos
,alunos/pais e pais/escola, onde juntamente com o regente irão
pensar estratégias e ações pontuais e continua no intuito de
atingir a meta estipulada pela escola para zerar os índices de
evasão e repetência dos nossos alunos.
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