PROJETO COOPERATIVISMO NA ESCOLA


O projeto piloto foi lançado no mês abril no Município de Toledo e foi implantado em quatro escolas municipais – sendo duas escolas da zona urbana e duas escolas da zona rural. Das escolas beneficiadas , a escola municipal Anita Garibaldi, do bairro Jardim Europa, obteve destaque por realizar muitos projetos , como o do Meio Ambiente: “Eu Cuido, tu cuidas e nós vivemos”.
O projeto Cooperativismo na Escola tem ênfase no programa cooperativo, que atende crianças e adolescentes. A primeira etapa de formação teve por objetivo conhecer o programa e planejar as ações que serão desenvolvidas a cerca do projeto, a segunda etapa contempla uma nova rodada de discussão sobre o trabalho a ser desenvolvido e esclarecimentos, já terceira e última etapa serão de avaliação de todos os trabalhos.
O programa de educação cooperativista tem como proposta norteadora “educar para cooperar; cooperar para crescer; crescer para ser”. Visa trabalhar o cooperativismo na escola municipal do ensino fundamental ainda em caráter experimental, o projeto será desenvolvido prioritariamente entre alunos do quarto ano. O intuito é fazer com que as crianças aprendam sobre o cooperativismo, aplicando o conhecimento adquirido na escola em casa e na comunidade, é uma forma de melhorar a convivência entre eles e fazer com que todos trabalhem em conjunto, vamos trabalhar o comportamento, os valores e os princípios do cooperativismo.
O projeto piloto sobre cooperativismo na escola está sendo promovido através de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação, Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado do Paraná (SESCOP-PR) e SICOOB Oeste. Após a realização de todas as etapas de implantação do projeto na escola, se o resultado  apresentar uma avaliação positiva, será implantada gradativamente ,a partir 2013 ,também em outras escolas do município.
O objetivo principal de trabalhar o Cooperativismo na nossa escola é  disseminar entre os alunos da Escola Municipal Anita Garibaldi e por consequência em toda a comunidade em torno, a ideia do cooperativismo como forma de estimular a mudança de comportamento e hábitos transformando em atitudes pro ativas em relação a um protagonismo juvenil, voltado a valores que primam a ideia do ser e não a do ter sendo que os principais valores vividos procure permear a visão da ajuda mutua, responsabilidade por si e pelo outro e o direito a igualdade.
As estratégias de ação serão:
Disseminar através de projetos a ideia do cooperativismo em duas frentes:
a) Sendo elas direcionadas do aluno para o aluno alinhavando com o projeto Eu cuido tu cuidas e nos vivemos;
b) Do professor para o aluno e escola enquanto colegiado, a partir do projeto superação das dificuldades; 
As ações de enfrentamento e superação de dificuldades históricas dos alunos serão o grande desafio da equipe de professores da escola. Com o  pensamento cooperativista ,iniciamos ações de sustentação e superação aos alunos com baixo rendimento em sala ,introduzindo a figura do professor mentor da turma, sendo este uma espécie de articulador entre professor regente/alunos ,alunos/pais e pais/escola, onde juntamente com o regente irão pensar estratégias e ações pontuais e continua no intuito de atingir a meta estipulada pela escola para zerar os índices de evasão e repetência dos nossos alunos.
 
 
 

 

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