segunda-feira, 2 de abril de 2012

Anita Garibaldi: única Escola Ecoeficiente do Brasil

Ações para mobilizar toda a comunidade escolar, defendendo e refletindo a importância da mudança de comportamento direcionada à preservação do meio ambiente, fizeram com que a escola municipal Anita Garibaldi, de Toledo, recebesse o título de única Escola Ecoeficiente do Brasil. A marca veio após a instituição receber o quinto selo de sustentabilidade, do Projeto Escola Brasil (PEB), do Banco Santander, o qual tem por objetivo incentivar as instituições de ensino a buscarem a prática e eficiência no uso dos recursos naturais, premiando-as pelas ações concretas realizadas na área de educação ambiental.

A escola que melhor desenvolvesse as ações de sustentabilidade, na implementação de cada segmento - coleta seletiva; uso consciente de água e energia e redução de gases poluentes causadores do efeito estufa - receberia um selo do programa. Ao conquistar os quatro, a instituição levaria o título de Escola Ecoeficiente.
Na Anita Garibaldi, o trabalho de sustentabilidade vem sendo desenvolvido desde 2008, depois que a diretora da instituição, Joeli Acioli, juntamente com outros membros da Escola, participaram da atividade “Como gerenciar a Escola”, do PEB, em Curitba. No encontro, segundo Joeli, o Projeto Escola Brasil lançou a ideia de ecoeficiência. “Sabendo de toda problemática que havia na Escola e no bairro, vimos que este era um projeto que poderia ser implantado aqui”, conta Joeli, lembrando que o ponta pé inicial foi com um projeto de Coleta Seletiva, realizado internamente, e de lá pra cá a ideia foi amadurecendo, com novos projetos, recebendo apoiadores e parceiros.
Segundo a diretora, o título é resultado de todo trabalho realizado na escola, com alunos, servidores, parceiros e, principalmente, com o apoio da comunidade. “Não é fácil ganhar o título, mas o resultado veio porque trabalhamos para isso. É, sem dúvida, um orgulho para todo o município, principalmente pela visibilidade nacional que os projetos vêm alcançando”. Joeli acrescenta que, um dos aspectos interessantes do projeto é o envolvimento da comunidade. “São ações educativas que transformaram a vida da comunidade. O resultado de todo esse esforço e persistência são as mudanças, com a transformação da cidadania do bairro”, destaca.
Para a secretária de Educação de Toledo, Janice Salvador, esse prêmio faz parte de um projeto desenvolvido em equipe, provando o nível de articulação da escola com toda comunidade escolar. “O trabalho com apoio da sociedade, de modo geral, gerou este resultado. Não tenho dúvida da influência na educação das crianças, pois ela é formada por conceitos, valores, comportamento e atitudes”, explica a secretária, ressaltando que a escola conseguiu implantar no seu cotidiano, interferindo, de modo positivo, na educação da criança.
A solenidade para entrega do selo de Escola Ecoeficiente será realizada nesta sexta-feira, 30, às 20h, na Associação Atlética Banco do Brasil (AABB) de Toledo.

Fonte : http://www.toledo.pr.gov.br/?q=noticia/anita-garibaldi-unica-escola-ecoeficiente-do-brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário