sexta-feira, 13 de abril de 2012

Cooperativismo na Escola: educadores passam por capacitação

Encerrou na quarta-feira, 11, a jornada de 24 horas de capacitação dos educadores envolvidos no projeto Cooperativismo na Escola. Os três dias de capacitação, que iniciaram na segunda-feira, 9, foram realizados no auditório da Escola de Governo, em Toledo.
O projeto piloto foi lançado no mês passado no município e foi implantado em quatro escolas municipais – sendo duas da zona urbana e duas da zona rural – e no programa de Educação para Jovens e Adultos (EJA). As escolas beneficiadas serão: André Zenêre, localizada no Jardim América, Anita Garibaldi, do Jardim Europa, Oswaldo Cruz, em Vila Nova, e Miguel Dewes, no distrito de Dez de Maio.
Esta capacitação foi a primeira etapa de três que serão realizadas ao longo do ano, segundo afirmou a diretora do Departamento de Ensino da Secretaria Municipal de Educação, Eliana de Fátima Buzin. “O projeto Cooperativismo na Escola tem ênfase no Programa Cooperjovem, que atende crianças e adolescentes. Esta primeira etapa de capacitação teve por objetivo conhecer o programa e planejar as ações que serão desenvolvidas a cerca do projeto”, disse. A segunda etapa contempla uma nova rodada de discussão sobre o trabalho a ser desenvolvido e esclarecimentos. A terceira e última etapa será de avaliação de todos os trabalhos.
“Participaram desta capacitação 28 educadores, entre professores, coordenadores e diretores das escolas, que serão responsáveis por disseminar a informação aos outros professores, explicando como funciona o cooperativismo, princípios, enfim”, salientou Eliana.
O projeto piloto Cooperativismo na Escola está sendo promovido através de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação, Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado do Paraná (Sescoop-PR) e Sicoob Oeste. Após a realização das três etapas e implantação do projeto nas quatro escolas e o EJA, se o resultado for positivo, será implantada em 2013 também em outras escolas.
A representante do Sicoob de Toledo, Ivonete Rodrigues, explicou durante a capacitação que a função da Cooperativa dentro deste projeto é disseminar a informação de cooperativismo, acompanhando voluntariamente nas escolas o desenvolvimento do projeto. “Nós apoiamos o projeto, porque nossa ideia é que unindo forças podemos repassar a importância do cooperativismo para a comunidade”, disse.
A coordenadora do Programa Cooperjovem do Estado do Paraná e representante do Sescoop, Vanessa Cristófoli de Castro, explica que o objetivo do projeto é buscar a mudança na atitude dos alunos, repassando os princípios de cooperação. “As crianças têm mais receptividade para receber informações, sem receio de ousar e aprender. Estão abertas para novidades e queremos ensinar uma nova forma de agir a essas crianças”, reiterou, afirmando ainda que esta ação reflete no futuro.
O Programa Cooperjovem, que trabalha o cooperativismo nas escolas, foi lançado em 2005, atendendo até o momento cerca de dez mil crianças em todo o Paraná.
Proposta aceita
“Estamos aqui aprendendo sobre cooperativismo e vejo como é importante, como são válidas as atitudes cooperativistas. Tudo que aprendermos aqui, repassaremos para os outros educadores das escolas, disseminando ainda mais o espírito cooperativista”, contou a professora da Escola Municipal Anita Garibaldi, Maristela Adriana Lira, que participou da primeira etapa da capacitação.
A educadora opinou ainda, dizendo que achou muito importante a implantação do projeto nas escolas. “Nós já trabalhamos há algum tempo o tema cooperativismo dentro de sala de aula, porém, a partir de agora vamos incorporar os princípios, de ajuda mútua, trabalho em equipe”, finalizou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário